Em 17 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Hipertensão, que visa alertar sobre os riscos dessa doença silenciosa, que atinge órgãos vitais e está entre as principais causas de complicações cardiovasculares. Para conscientizar a todos sobre os cuidados com a hipertensão, convidamos o Analista Financeiro Cosmo Cordeiro, 52 anos, que foi diagnosticado com pressão alta e, desde então, mudou seus hábitos para ter mais qualidade de vida. Ele tem sido acompanhado regularmente pela Saúde Ocupacional, que monitora todo o seu desenvolvimento e o parabeniza pela melhora em sua saúde.
Como a doença foi descoberta
Cosmo trabalha no Hospital Dom Alvarenga há oito anos e recebeu o diagnóstico de pressão alta há cerca de quatro anos, após ter sofrido um pico de nervosismo depois de um episódio ocorrido com sua esposa. “Minha esposa começou a trabalhar muito, com carga horária de 15 horas, sem nem parar para o almoço. Então, ela me ligou um dia, dizendo que estava caída no chão, que não conseguia mexer o braço, e pediu socorro pra mim. Ela estava tendo começo de AVC”, lembra.
Ele destaca o quanto esse acontecimento foi crucial para que ele pensasse mais na sua saúde. “Esse episódio mexeu muito comigo, foi um despertar pra cuidar melhor dela e de mim. Eu também tive um pico de nervoso muito alto, fui medir a pressão, porque viram que eu estava com o rosto muito vermelho. Fui ao Pronto-Socorro, e realmente estava alta. Fui medicado e depois procurei o cardiologista Dr. Daniel Valadão, e recebi o diagnóstico de hipertensão”, explica.
Mais qualidade de vida
Depois que descobriu ser hipertenso, Cosmo decidiu cuidar mais da sua saúde e passou a praticar atividade física, consumir mais alimentos saudáveis e tomar a medicação receitada com regularidade. Depois de adotar novos hábitos, sua pressão ficou controlada. “Após 2 anos seguindo o tratamento, quando retornei ao médico, minha pressão estava normal. Pressão alta não tem cura, mas tem como controlar, e é o que venho fazendo. Depois desse acompanhamento, agora faço academia, minha alimentação também mudou, como mais legumes e saladas. Até minha autoestima ficou melhor”, declara.
Cosmo agora tem uma rotina disciplinada na academia, focando nos próximos anos de sua vida. “Faço musculação, pra perder peso, condicionar o corpo, manter as articulações em bom estado, pela minha saúde. Faço toda semana, procurando ir todos os dias, treinar por pelo menos 1 hora. Quero envelhecer bem”, destaca.
Ele revela que até sua esposa adotou os novos hábitos e, juntos, perderam peso. “Minha esposa e eu combinamos de fazer academia e mudar a alimentação. Há 4 meses tenho evitado comer frituras. Estamos consumindo mais frutas, mais saladas, mais legumes. Ela perdeu peso, eu também perdi. Melhoramos bastante. Eu estava com 85 quilos, hoje estou com 78 quilos”, relata.
Sua saúde importa
Cosmo tem muita gratidão pelas equipes do Hospital Dom Alvarenga que o ajudam a cuidar de sua saúde. “Sou muito grato ao hospital, que tem colaboradores que te ajudam a te lembrar de consultas e a seguir as orientações do médico”, ressalta.
Ele aconselha, ainda, que caso você suspeite que possa ter hipertensão, para não hesitar em procurar logo um médico. “Cuide da sua pressão, é um gesto pequeno que faz uma enorme diferença em sua vida. Se você tiver uma desconfiança, procure um médico, porque como é uma doença silenciosa, se você desconfia, procure um profissional e siga as orientações dos médicos. Pratique atividade física, mude seus hábitos. A saúde é muito importante. Sem ela, você não trabalha, você não vive bem”, reflete.
Parabéns, Cosmo! Você é um exemplo para todos do Hospital Dom Alvarenga! O setor de Saúde Ocupacional tem o objetivo de promover saúde entre os colaboradores e vem conseguindo com muito sucesso!
Responsável: Saúde Ocupacional
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *