Em 31 de março, é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para a saúde. Para celebrar a data, convidamos a analista de laboratório Ana Moser, que se tornou um exemplo em aliar uma alimentação saudável com uma rotina de exercícios, para compartilhar sua evolução.
Ela tem sido acompanhada regularmente pela Saúde Ocupacional, que monitora todo o seu desenvolvimento e se surpreende positivamente com os resultados obtidos em menos de um ano após o inicio da dieta prescrita pela nutricionista Evelyn Teixeira.
Dieta equilibrada e mais saúde
Ana se consultou com a nutricionista Evelyn Teixeira em agosto de 2024, que a pesou, fez o teste de bioimpedância e montou uma dieta adequada para ela, que tinha o objetivo de emagrecer, ganhar massa e perder gordura.
“Quando me consultei com a Evelyn, ela pediu que eu voltasse com menos gordura e massa muscular. Em dezembro, eu marquei o retorno com ela, e consegui emagrecer 3 quilos, perdi gordura e ganhei mais massa. Havia conseguido meu objetivo naquele momento”, declara Ana.
A mudança foi perceptível também no dia a dia. Ana começou a usar roupas que antes não serviam mais. “Notei mudanças nas minhas roupas, percebi que perdi medidas. Uso hoje todas as roupas que antes não me serviam e consigo usar agora. Consigo colocar roupas mais justas, inclusive”, revela.
Ana acrescenta que a dieta que a nutricionista Evelyn recomendou não é restritiva e ela consegue seguir sem dificuldade. “Posso comer de tudo quiser, mas tenho que me regrar, nada de exagero. Mas eu não cortei nada, não cortei pão, não cortei doce, não cortei carboidrato, até porque eu treino quase todos os dias e posso consumir esses alimentos sem problema, mas também eu não me excedo em nada. Dieta livre eu só faço uma vez na semana e como muitas frutas, verduras, sem precisar cortar nada“, conta.
Aliar treino e alimentação traz mais qualidade de vida
Além da dieta saudável, Ana também faz musculação e exercícios aeróbicos na academia quase todos os dias, desde janeiro de 2024 e hoje se sente realizada. Antes de ter essa rotina saudável, ela sentia muitas dores no corpo e decidiu mudar, pensando em um futuro com mais qualidade de vida. “Eu sentia muitas dores no joelho, na coluna e minha autoestima não estava bem. Então, a gente precisa pensar no futuro. O que você quer pra você? Eu quero envelhecer bem, eu quero cuidar dos meus netos, quero chegar na minha velhice bem, quero poder caminhar, levantar da cama, hoje não é só por estética, mas é por saúde mesmo. A estética também é levada em conta, mas a realidade é que um puxa o outro, você começa a gostar de ir pra academia, da sua dieta, de montar sua própria marmita, porque você sabe que isso vai valer a pena”, reflete.
Parabéns, Ana! Você é um exemplo de determinação para todos do Hospital Dom Alvarenga! O setor de Saúde Ocupacional tem o objetivo de promover saúde entre os colaboradores e vem conseguindo com muito sucesso!
Responsável: Saúde Ocupacional
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *