Gostaríamos de relembrar sobre um item sensível da atuação médica: a prescrição médica
Dentro do centro cirúrgico, muitas vezes, o cirurgião realiza prescrições verbais de medicamentos ou soluções, no entanto, não os prescreve formalmente após a sua solicitação.
Sabemos que o procedimento da administração correta de um medicamento tem como objetivo oferecer uma assistência de qualidade com segurança e eficácia e que a prescrição verbal traz diversos riscos relacionados à segurança do paciente.
Os erros de medicação estão entre os principais eventos causadores de danos a pacientes em todo o mundo. Desta forma, conforme preconiza a meta 3 de segurança do paciente, gostaríamos de reforçar a importância de realizarmos a prescrição escrita ou digitada das medicações/soluções a serem realizadas ou solicitadas verbalmente, visando a segurança de todos e maior efetividade em nossas comunicações.
Lembre-se disso toda vez que você pedir ao Enfermeiro ou Técnico de Enfermagem para “instalar um soro”, “fazer uma dipirona”, “instalar uma irrigação”, entre outros exemplos. A prescrição é fundamental para que todos os envolvidos no processo de assistência (paciente, médico, enfermagem) tenham segurança. Além disso, ela garante a rastreabilidade para a adequada cobrança da conta médica perante a fonte pagadora.
O Hospital Dom Alvarenga agradece muito pela sua preferência e está à sua disposição para tornar seu trabalho e o cuidado de seu paciente ainda mais seguro.
Responsável: Dr. Cesar Buchalla, Diretor Técnico.
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *