Na sexta-feira (01), o Hospital Dom Alvarenga registrou o primeiro caso de captação de córneas/enucleação ocular em paciente com parada cardiorrespiratória, desde a nova gestão da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) com início no ano de 2018.
Até então, o processo de captação de córneas era realizado somente em casos de morte encefálica. As equipes assistenciais e a CIHDOTT ainda não haviam tido êxito nesse processo em doadores de outros tipos de causas que não fossem a morte encefálica.
Mais uma conquista realizada no Hospital Dom Alvarenga
Segundo o Dr. Cesar Buchalla, Diretor Técnico do Hospital Dom Alvarenga e atual Presidente da Comissão, a captação de córneas nessa situação é uma grande conquista. “É o resultado de um processo diário de atuação dos membros da CIHDOTT, em prol da melhoria da saúde de mais de 8 receptores, que poderão se beneficiar desta captação”, relata.
Os especialistas estavam há mais de um ano tentando implementar um piloto para que o processo de captação fosse realizado de forma bem-sucedida.
Parabenizamos todos os profissionais envolvidos neste grande feito!
Responsável: CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante)
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *