Combate à Psicofobia é uma campanha com o objetivo de chamar a atenção para o preconceito e o estigma sobre as pessoas que apresentam transtornos e/ou doenças mentais. Além disso, queremos disseminar a mensagem que o autocuidado é muito importante na prevenção e no tratamento das doenças mentais.
Você sabe o que é a psicofobia? Psicofobia é o medo exagerado, exclusão ou preconceito em relação a pessoas que sofrem de deficiências, transtornos ou doenças mentais e psicológicas.
Ela está presente até em coisas que passam despercebidas no cotidiano. Por exemplo, em falas como “você é louca, precisa ser internada”, “ela não tem depressão, é só preguiça”, “psicólogo é coisa de maluco”, “gente normal não faz terapia”, “essa paciente só está querendo chamar a atenção”, dentre outras.
Além disso, a psicofobia se mostra na desassistência às pessoas com transtornos mentais em hospitais, postos de saúde e clínicas particulares. A falta de leitos, de estrutura assistencial, de compreensão e manejo dos profissionais e de espaços adaptados para acolher os pacientes psiquiátricos também são amostras de exclusão.
É importante ter empatia e compreensão com as pessoas que estão em sofrimento, sejam elas: pacientes, acompanhantes, colegas de trabalho e até mesmo nossos familiares e amigos.
Como profissionais da saúde devemos ser os primeiros a cuidar de nossa saúde mental:
• Diga não à automedicação, se preciso procure um médico psiquiatra;
• Se necessário, procure ajuda com um profissional psicólogo;
• Em caso de dúvida, procure a saúde ocupacional.
Dia 12 de Abril é Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, e a equipe de Psicologia Hospitalar, do Hospital Dom Alvarenga, realizará ações de sensibilização nos dias 12 e 13 de abril.
Fique atento(a) aos canais internos. As ações incluem um vídeo, experiência imersiva e um sorteio no final.
Contamos com sua participação!
Lembre-se: A saúde mental é um dos bens mais preciosos de nossa sociedade atual e não tem nada mais importante que cuidar de si.
Responsável: Psicologia
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *