Algumas pessoas doam as roupas que não usam mais, outras as vendem em brechós, há até aquelas que as esquecem em algum canto do guarda-roupas. Mas independentemente do destino, a vida útil das roupas está cada vez menor, seja por ficarem velhas e danificadas mais rápido ou por deixarem de estar no gosto de quem as usam. Mas e se pudéssemos aumentar a sua vida útil e personalizá-las ou combiná-las para tornarem-se praticamente novas outra vez?
Essa é a proposta da moda consciente, presente em diversos lares pelo mundo e que vem conquistando mais e mais pessoas. Seus adeptos buscam reduzir a compra de novas peças de roupas e estender a vida útil das peças já adquiridas, pois sabem que a indústria da moda é uma das mais poluentes, responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa, e uma das que mais está atrelada a exploração de trabalhadores, como o trabalho escravo.
Veja abaixo como você também pode se tornar um consumidor mais responsável:
Aposte em novas combinações: combine peças que não usa há meses com outras de forma criativa. Vestidos podem se transformar em saias ou tops e calças podem se tornar shorts, fazendo o velho ficar novo outra vez.
Lave menos: lavar na máquina e com sabões comuns desgastam a roupa mais rápido. Lave-as com detergentes naturais suaves e do avesso. Deixar a sujeira secar e a retirar com escova é outra dica sustentável.
Cuide para não danificar: mantenha roupas limpas longe do calor e da luz do sol, em locais secos e frescos, com espaço suficiente para que elas respirem.
Conserte suas roupas: existem muitos recursos para o costureiro iniciante na internet. Tomar a decisão de consertar você mesmo uma roupa muda profundamente sua relação com ela, mas você também pode optar por enviá-la a um costureiro profissional.
Faça uma doação: o Hospital Dom Alvarenga está participando da Campanha do Agasalho 2022. Você pode doar peças de roupas até o dia 03 de junho em caixas localizadas na Recepção do Ambulatório e Portaria de Serviços.
Agora que o inverno está chegando, é uma boa hora para visitar seu guarda-roupas e dar um novo destino às roupas que não servem ou que você não gosta mais, seja por meio do compartilhamento e da troca, da doação ou do conserto. Seja o exemplo que você quer ver no mundo!
Responsável: Kauê Santos, Coord. Segurança Ocupacional e Meio Ambiente
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *