O Hospital Dom Alvarenga implantou em dezembro de 2025 a aplicação de Reiki no tratamento de pacientes hospitalizados, como uma prática complementar voltada ao relaxamento, bem-estar e equilíbrio emocional. O programa foi apresentado pela associada Débora Fausta Carmona, que é Mestre terapeuta em Reiki, com apoio da Diretora-Geral da ABENSENA Dra. Carla Zero, na última Assembleia Geral de 2025 e está sendo conduzido em parceria com a Comissão de Humanização da Instituição.
De acordo com a associada Débora Fausta, que tem experiência em aplicação de Reiki em diferentes espaços, incluindo o hospitalar, o projeto auxilia na visão do paciente em relação ao Hospital, além de contribuir com seu bem-estar. “O projeto nasce do encontro entre a escuta sensível às necessidades dos pacientes e a abertura do Hospital para ações que promovam acolhimento e bem-estar. Sabemos que o paciente bem acolhido se recuperará mais rápido e terá uma visão positiva do Hospital”, relata.
Como vai funcionar a prática de Reiki
A técnica é aplicada por meio da imposição das mãos, sendo a consulta realizada no próprio leito do paciente. A prática segue todas as regras e normas de biossegurança. Além disso, o terapeuta respeita os limites e crenças do paciente.
A equipe de reikianos faz o atendimento semanalmente, em todos os pacientes que seguem os critérios de inclusão nesse programa, ou seja, que não estão sob qualquer forma de isolamento e que aceitam receber a prática.
O projeto contempla os pacientes da UTI atualmente, mas, em breve, vai ampliar os atendimentos a um público maior do Hospital, segundo o presidente da Comissão de Humanização, Matheus Racy Mariusso. “Vamos expandir os atendimentos para as unidades de internação e para os colaboradores”, declara.
Saiba mais sobre o Reiki
Reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como prática integrativa e complementar, o Reiki é uma técnica não invasiva que contribui para a redução de sintomas físicos e emocionais, auxilia na recuperação da saúde, promove relaxamento profundo, equilíbrio mental e bem-estar geral.
Segundo Débora Fausta, o Reiki auxilia em várias questões, mas, é um cuidado complementar ao tratamento médico. “Trata-se de uma prática integrativa que pode auxiliar na redução do estresse, da ansiedade e na promoção de maior equilíbrio emocional durante o período de internação ou tratamento. O Reiki não substitui um tratamento médico, mas atua como um cuidado complementar, respeitando sempre a individualidade, a condição clínica e a escolha consciente de cada paciente”, pontua.
A aplicação da prática tem como propósito auxiliar na recuperação integral e humanizada dos pacientes do Hospital Dom Alvarenga.
Responsável: Comissão de Humanização

















Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *