A campanha Novembro Azul começou no Hospital Dom Alvarenga! O movimento tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. A CIPA distribuirá lacinhos azuis para os homens e reforçará para que os colaboradores do sexo masculino, com idade igual ou acima de 45 anos realizem o exame de PSA, responsável por medir a quantidade do Antígeno Prostático Específico, proteína produzida pela próstata, que em níveis altos pode indicar câncer.
O colaborador elegível para a realização do exame de PSA receberá todas as informações pertinentes e seu resultado será monitorado pelo setor de Saúde Ocupacional, sendo convocado para consulta médica, quando necessário.
Entenda mais sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula presente apenas nos homens e ela produz um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
O câncer que afeta a próstata é mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.
A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
– Dificuldade de urinar;
– Demora em começar e terminar de urinar;
– Sangue na urina;
– Diminuição do jato de urina;
– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco;
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Sobre a campanha Novembro Azul
Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
Prevenir, sempre!
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
– Ter uma alimentação saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Praticar atividade física;
– Não fumar;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Entre nesta campanha conosco!
Responsável: Saúde Ocupacional e CIPA


















Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *