Neste mês, a CIPA e a Saúde Ocupacional vão promover a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar as colaboradoras sobre autocuidado para a prevenção de câncer de mama e também do colo uterino.
O Outubro Rosa é um momento de mobilização e conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. A campanha tem sido considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e da prevenção do câncer de forma mais abrangente, incluindo também o câncer do colo do útero.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem significativamente para a redução da incidência e da mortalidade. A prática regular de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado por meio de uma alimentação saudável e a evitação do consumo de bebidas alcoólicas estão associadas à redução do risco de desenvolver a doença. A amamentação também é considerada um fator protetor.
O diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna de mulheres que apresentem sinais e sintomas suspeitos de câncer, visando à identificação da doença em sua fase inicial. Isso possibilita um tratamento mais eficaz e maiores chances de sobrevida. A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável — seja no banho, durante a troca de roupa ou em outro momento do cotidiano —, sem a necessidade de uma técnica específica, valorizando a percepção casual de pequenas alterações mamárias.
É importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama:
• caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
• pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
• Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A segunda estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. A consulta regular com o ginecologista é fundamental, e essa especialidade está disponível para as colaboradoras no Ambulatório do HDA.
O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente entre as mulheres no Brasil. Atualmente, há uma mobilização global pela eliminação dessa doença, por ser praticamente 100% prevenível por meio da vacinação e do rastreamento. O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do HPV (Papilomavírus Humano). A detecção precoce é realizada, atualmente, por meio do exame citopatológico do colo do útero. Manter a rotina preventiva com o ginecologista também é fundamental.
Vamos juntos lutar pela conscientização
Vamos entrar na campanha e mostrar que estamos juntos na prevenção e conscientização? Em todas as sextas do mês, venha trabalhar com uma camiseta ou camisa na cor rosa. Ainda serão distribuíudos laços rosas nos setores para simbolizar o movimento da prevenção.
Responsável: Saúde Ocupacional e CIPA
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *