Ações especiais do Dia Nacional de Doação de Órgãos: veja como foi

Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital Dom Alvarenga realizou algumas ações para conscientizar os colaboradores sobre o tema. Na quinta-feira, 26 de setembro, aconteceu a palestra “Coração de Atleta”, com a triatleta, escritora e medalhista olímpica Patricia Fonseca, que é transplantada cardíaca e hoje lidera vários movimentos em prol da doação de órgãos, sendo uma figura inspiradora para muitos que lutam pela causa.

Uma história de superação

Patricia Fonseca compartilhou sua experiência como transplantada cardíaca, após ter convivido com uma cardiopatia congênita por 30 anos. Ela relatou como foi difícil a espera para entrar na fila para receber um novo coração, já que a operação não era recomenda por médicos devido à complicação que tinha, até surgir uma nova esperança. “Eu fui negada para receber um transplante durante dez anos. Só dedicariam um novo órgão a alguém que conseguisse aguentar a cirurgia. Com o avanço da medicina, desenvolveram um medicamento que pôde me dar a chance de enfrentar a operação”, conta.

Durante a palestra, Patricia Fonseca chegou a ler alguns trechos de seu livro, como o do período em que ficou internada, aguardando transplante. Ela relata que escrevia seus sonhos em post its, incluindo o objetivo de se tornar uma atleta e deixava os papéis em um quadro no seu quarto do hospital. “Eu nunca consegui fazer educação física na escola devido ao meu problema no coração, tinha que ficar na arquibancada assistindo, e as atividades pareciam tão legais, eu morria de vontade de fazer”, relembra.

A notícia que seu novo coração havia chegado foi recebida por ela no dia de seu aniversário de 30 anos. Após a cirurgia, buscou realizar todos os objetivos que havia definido para si mesma. “Depois de um ano e meio do transplante, fiz minha primeira corrida de rua e logo depois me tornei a primeira brasileira a participar das olimpíadas dos transplantados”, destaca Patricia.

Ao fim da palestra, ela realizou uma sessão de autógrafos do seu livro “Coração de Atleta”, distribuindo exemplares aos colaboradores.

Um coração de atleta

Hoje, Patricia se dedica a se superar cada vez mais no esporte, com 8 pódios conquistados em competições internacionais, sendo a primeira triatleta transplantada de coração do Brasil.

Ela é fundadora do Instituto Sou Doador, sendo ainda co-autora da Lei Tatiane (Lei n.14.722), que insere o tema da doação e transplante de órgãos e tecidos nas escolas e faculdades de todo Brasil.

Quiz sobre doação de órgãos

A semana encerrou com uma ação especial organizada pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) na sexta-feira, 27 de setembro. Os membros da comissão visitaram diversos setores do hospital, com perguntas sobre doação de órgãos, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o tema. Foram distribuídos brindes a todos que participaram da atividade.

Agradecemos a todos que participaram das ações!

Responsável: CIHDOTT

Like
1

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like
1