Mulheres na medicina: conheça Rita Lobato

Mulheres na medicina: conheça Rita Lobato

Para fechar com chave de ouro nossa série especial sobre mulheres que revolucionaram a medicina no Brasil, vamos contar hoje um pouco sobre Rita Lobato, a primeira mulher a se formar em medicina no Brasil.

Quem foi Rita Lobato

Rita Lobato Velho Lopes nasceu em 1866, em São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Desde criança, se interessava em trabalhar na área da saúde, inspirada pelo médico que atendia sua família.

Ela se formou na Faculdade de Medicina da Bahia, se tornando a primeira mulher a concluir o curso no Brasil e uma das primeiras na América Latina. Em 1887, ela defendeu uma tese sobre métodos utilizados em cesáreas, que foi considerado ousado para a época, rendendo a ela o título de médica. Depois, se especializou em ginecologia e obstetrícia.

Rita Lobato entendia a importância de se destacar, para conseguir reconhecimento, por isso, foi se especializar em Buenos Aires, na Argentina, onde fez cursos, palestras, participou de conferências e estagiou em alguns hospitais.

Quando retornou ao Brasil, ela se dedicou a atender pessoas de todas as classes sociais, sobretudo aqueles mais vulneráveis. Realizava muitas consultas gratuitas e distribuía medicamentos sem cobrar por eles. Exerceu sua profissão até 1925.

Rita também foi pioneira na política, em que se tornou a primeira mulher eleita vereadora em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, em 1934. Faleceu aos 87 anos de idade, em 1954 e deixou um grande legado para todas as mulheres.

Campanha Mulheres que Inspiram

Para celebrar ainda mais a data, o Hospital Dom Alvarenga lançou a campanha “Mulheres que Inspiram”, que vai sortear um voucher, que dará direito a um tratamento estético com um de nossos parceiros.

Para participar, é bem simples! Clique aqui, responda à pergunta “Qual mulher te inspira” e envie seus dados até amanhã, 01 de março. O resultado será divulgado no dia 07 de março.

Mulheres, participem!

Responsável: Comunicação e Marketing

 

Like

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like