Pesquisa LASOS

Pesquisa LASOS

No mês de outubro de 2022, fomos convidados pelo INCOR-HCFMUSP (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) a participar de um Clinical Trial (ensaio multicêntrico randomizado – corte observacional prospectiva de pacientes cirúrgicos), chamado LASOS: um estudo desenhado pelo INCOR com participação de diversos centros em 11 países da América Latina, com expectativa de avaliação de cerca de 20.000 pacientes. O desenho do estudo foi projetado para avaliar dados de prontuário de pacientes com mais de 18 anos, que foram submetidos a cirurgias, em um período de uma semana de avaliações (escolhida por cada centro, junto aos pesquisadores chefes do estudo) e que permaneceram pelo menos uma noite internados no Hospital.
Em outubro, esta pequena semente da pesquisa clínica foi plantada desencadeando uma série de ações para viabilizar a ocorrência deste estudo dentro do nosso serviço. Confira:

– Outubro de 2022 – aprovação do Hospital dentro dos critérios estabelecidos pelo INCOR-HCFMUSP e CONEP (Comitê Nacional de Ética em Pesquisa) para participar do estudo. Inserção do Hospital na plataforma Brasil de pesquisa;

– Novembro de 2022 – capacitação do pesquisador principal (Principal Investigator) – Dr. Cesar Buchalla Ferreira – treinamento em boas práticas em pesquisas (curso internacional de cerca de 8h de capacitação);

– Dezembro de 2022 – seleção de pesquisadores e capacitação no curso de boas práticas em pesquisas;

– Dezembro de 2022 – definida a data de coleta dos dados no Hospital Dom Alvarenga: 16/01/2023 a 23/01/2023;

– Janeiro de 2023: 16/01 a 23/01 coleta dos dados por todos os pesquisadores;

– Janeiro de 2023: 23/01 a 16/02 – finalização das fichas eletrônicas na plataforma digital LASOS.

A equipe de pesquisadores foi composta pelos médicos:

– Dr. Daniel Makoto (Coordenador Médico da Urologia).
– Dra. Ariane Melaré (Coordenadora Médica da SCIH).
– Dr. Renato Ngan (Coordenador Médico da Clínica Médica.)
– Dr. Carlos Augusto (Coordenador Médico da Ginecologia.)
– Dr. Gabriel Salcedo (Plantonista da UTI).
E pelo Enfermeiro e Gerente de Enfermagem Hilton Guesse.

Durante a coleta de dados, tivemos uma experiência nova na Instituição, aproveitando também para fazer uma análise crítica sobre os processos assistenciais. Conseguimos analisar 42 prontuários de 42 pacientes cirúrgicos, já com a inserção de 100% dos casos na plataforma digital LASOS, todos assinados e revisados pelo Diretor Técnico e pesquisador principal, Dr. Cesar Buchalla Ferreira.

Também foi muito interessante confirmar um baixíssimo índice de complicações cirúrgicas dentre os casos analisados, sendo 2,3% (apenas 1 caso cirúrgico com necessidade de reabordagem), bem como excelentes desfechos clínicos dos pacientes, com média de um dia de internação e nenhum caso de reinternação no período.

O Hospital, e os pesquisadores, constarão nos artigos que serão publicados pelo INCOR, o que trará visibilidade no meio científico, estimulando cada vez mais a produção de ciência dentro da Instituição, visando a melhoria contínua de nossos processos e o atendimento de excelência a nossos clientes/pacientes.

Acesse neste link o status do número de pacientes inseridos pelo Dom Alvarenga e por outros hospitais brasileiros. O objetivo não é ranquear pelo número de pacientes analisados, mas é muito gratificante verificar nosso esforço e resultados, em comparação com outras grandes Instituições de São Paulo.
Agradecemos a todos que participaram do estudo: pesquisadores, equipes do Centro Cirúrgico, e a toda Diretoria Executiva por permitir a sua ocorrência em nossa Instituição. Já temos um novo convite para outro estudo Australiano, que segue em análise pelo CONEP, para possível início em 2023.

Este é só o início de muitos feitos que o Hospital Dom Alvarenga vem concretizando nos últimos anos, e um excelente marco para o início deste promissor ano de 2023.

Veja neste link o desenho original do estudo para aqueles que tiverem interesse em maiores detalhes.

Abaixo, segue a foto de alguns dos pesquisadores que compuseram o time de pesquisa.

Like

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like