Vacine-se contra a gripe!

Vacine-se contra a gripe!

Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza 2023)

O Hospital Dom Alvarenga, através da Saúde Ocupacional, realizará a Campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza 2023) entre seus colaboradores.
Saiba mais sobre a infecção e a importância dessa campanha.

Influenza: o que é, transmissão e sintomas

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda, causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais. Dependendo da virulência dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.
O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.
A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.
A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três por cinco dias após o desaparecimento da febre.
A detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses.

Calendário de vacinação

A imunização, no Hospital Dom Alvarenga, começará na terça-feira, 25 de abril e se estenderá até 28 de abril. Confira as informações a seguir:

 

Informações importantes

1) Quem pode receber a vacina?
o Colaboradores, Médicos e Parceiros do Hospital Dom Alvarenga.
o Gestantes em qualquer idade gestacional.

2) Qual a Composição da Vacina este ano?
Conforme Instrução Normativa (IN) n.º 189, de 26 de outubro de 2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2023 deverão apresentar 3 tipos de cepas de vírus em combinação:

a. A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09
b. A/Darwin/9/2021 (H3N2)
c. B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria)

3) Especificações da vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada):
A vacina influenza é uma suspensão injetável composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados.

 

4) O que podemos sentir após a vacinação?
4.1 Manifestações locais: dor no local da injeção, eritema e enduração são as mais comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas autolimitadas geralmente resolvidas em 48 horas.
4.2 Manifestações sistêmicas: são benignas, autolimitadas, como febre, mal-estar e mialgia que podem começar de 6 a 12 horas após a vacinação e persistir por um a dois dias.

5) Administração simultânea com outras vacinas ou medicamentos:
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, procedendo-se às administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.

6) Precauções
6.1 Doenças febris agudas, moderadas ou graves e caso confirmado de covid-19 (RT- PCR e TR Ag): recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
6.2 História de alergia a ovo:
6.2.1 pessoas que após a ingestão de ovo apresentaram apenas urticária: administrar a vacina influenza, sem a necessidade de cuidados especiais.
6.2.2 pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer outros sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência). A vacinação deve ser aplicada sob supervisão médica, preferencialmente.
6.3 Em caso de ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

7) Receberei comprovante de vacinação?
Sim.

8) Recebi a vacina em outra Instituição de Saúde, o que devo fazer?
Encaminhar o comprovante de vacinação à Saúde Ocupacional pelo WhatsApp (9.6923-5698) ou por e-mail: enf.trabalho@alveranga.org.br

FONTE: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/informes-tecnicos/informe-tecnico-operacional-de-vacinacao-contra-a-influenza-2023#:~:text=O%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde%20realizar%C3%A1,e%20%C3%A9%20de%20alta%20transmissibilidade.

Responsável:  Saúde Ocupacional

WhatsApp: 96923-5698 | E-mail: enf.trabalho@avarenga.org.br

Like
1

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like
1