A Cultura de Segurança do Paciente é considerada um importante componente estrutural que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos (danos aos pacientes causados por falhas durante a assistência prestada).
Pode ser definida como o produto de valores, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento de grupos e de indivíduos que determina o compromisso, o estilo e a proficiência no manejo da segurança dos pacientes nos serviços de saúde.
Em 2004, Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos Estados Unidos criou uma Pesquisa para avaliar a Cultura de Segurança.
Essa pesquisa veio ao Brasil anos subsequentes e é considerada uma boa prática e recomendada pelas instituições acreditadoras.
A aplicação da Pesquisa de Cultura de Segurança do paciente, traz os seguintes benefícios:
• Mensurar as condições organizacionais que podem levar a possíveis danos em pacientes;
• Diagnosticar o nível de cultura de segurança do serviço de saúde e os possíveis riscos;
• Possibilitar o benchmarking interno e externo e a evolução das intervenções de segurança do paciente que estão sendo adotadas pelos profissionais do serviço de saúde;
• Acompanhar a evolução da Cultura de Segurança do Paciente ao longo do tempo, assim como a notificação de incidentes.
Sendo assim, te convidamos a responder essa pesquisa desse ano de 2023.
O tempo médio é de 10 minutos pelo link abaixo:
https://addablue.com/pesquisaqualidade
Todas as informações enviadas e obtidas são sigilosas. Portanto, não serão divulgados, em nenhum momento, os nomes dos profissionais respondentes.
Essa pesquisa tem a previsão de início 01 de fevereiro, e com a finalização até 28 de fevereiro.
Faça a diferença e contribua com sua participação, esse simples ato favorece o fortalecimento da melhoria contínua da Cultura de Segurança do Paciente.
Agradecemos sua participação!
Responsável: Qualidade
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *