Informamos que o uso de máscaras em instituições de saúde, como hospitais e clínicas, e também no transporte público permanece obrigatório. Trabalhadores da saúde e por qualquer pessoa dentro de unidades de saúde, independente das atividades realizadas, devem utilizar máscaras cirúrgicas de modo contínuo durante toda a atividade de rotina, e realizar as trocas a cada quatro horas e/ou em caso de estarem molhadas, com algum dano, largas etc.
Confira medidas não farmacológicas de prevenção e controle do coronavírus:
Higienização das mãos
A higienização das mãos é a medida isolada mais efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. As evidências atuais indicam que o vírus causador da covid-19 é transmitido por meio de gotículas respiratórias ou por contato. A transmissão por contato ocorre quando as mãos contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos.
O vírus também pode ser transferido de uma superfície para outra por meio das mãos contaminadas, o que facilita a transmissão por contato indireto. Consequentemente, a higienização das mãos é extremamente importante para evitar a disseminação do vírus causador da covid-19. Ela também interrompe a transmissão de outros vírus e bactérias que causam resfriado comum, gripe e pneumonia, reduzindo assim o impacto geral da doença.
Etiqueta respiratória
- Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.
- Manter uma distância de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.
- Higienizar com frequência seu ambiente e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados.
O Hospital Dom Alvarenga disponibiliza máscaras descartáveis para todos os colaboradores. O pedido deve ser feito pelo gestor, mediante solicitação do colaborador, na Farmácia Central e informando seu Centro de Custo.
Referência:
https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger
Responsável: Comitê de Crise para enfrentamento ao Coronavírus
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *