Reação adversa a medicamento (RAM)

Reação adversa a medicamento (RAM)

Reação adversa a medicamento (RAM) é “uma resposta a um medicamento que é nociva e não-intencional e que ocorre nas doses normalmente usadas em seres humanos”.

Em relação à gravidade, as reações adversas são classificadas como leve, moderada, grave e letal, sendo as duas últimas, fatores contribuintes para hospitalização, prolongamento de internação ou de risco iminente à vida.

Quando pensamos em manifestações clínicas, estas variam de paciente para paciente, e estão diretamente relacionadas à gravidade da reação adversa, mas é comum observarmos sintomas como rubor, manchas avermelhadas pelo corpo, urticária, prurido, náuseas, vômitos e hipotensão.

Existem vários algoritmos e tabelas de decisão que auxiliam e embasam a determinação da relação causal e sua classificação, possibilitando um melhor direcionamento e maior segurança na conduta a ser seguida.

No Hospital Dom Alvarenga, qualquer suspeita de reação adversa a medicamento, independentemente da gravidade, deve ser notificada em sistema de gestão da qualidade, com o máximo de informações possíveis, a fim de assegurar o processo correto da farmacovigilância, atividade exercida pela Farmácia.

A Farmácia, ao ter conhecimento da suspeita de reação adversa, toma as condutas cabíveis, assim como toda a equipe envolvida com a assistência ao paciente, e, posteriormente, avalia o evento e notifica ao órgão sanitário, preferencialmente, os casos que envolvam prolongamento da hospitalização, incapacidade, seja ela persistente ou permanente, risco de morte ou óbito.

A notificação, em farmacovigilância, é uma ferramenta importante para ajudar os órgãos sanitários a melhor compreender os efeitos das medicações nos pacientes, uma vez que as informações coletadas pelos ensaios clínicos na fase de desenvolvimento de um medicamento, são inevitavelmente incompletas.

Com o aumento da frequência de determinado evento, por exemplo, pode sinalizar a necessidade de uma investigação com medidas destinadas a reduzir ou eliminar possíveis danos ao paciente, tais como alteração de informação em bula, cancelamento de registro, entre outras.

Por estes e outros motivos, não menos relevantes, é importante que ao identificarem qualquer sinal e sintoma não esperado, notifiquem a equipe médica, de enfermagem e farmácia, além de registrar o evento em sistema de gestão da qualidade, a fim de possibilitar uma abordagem mais rápida e eficiente, com mínimo risco possível ao paciente.

Zelar pelo paciente é um dever de todos!

Responsável: Farmácia

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