A profilaxia antibiótica em cirurgias tem como objetivo a redução do risco de infecção associada ao sítio cirúrgico. Há estudos que demonstram maior eficácia da administração do antibiótico profilático quando esta é realizada próximo ao início da cirurgia.
Neste sentido, o Hospital Dom Alvarenga trabalha com o protocolo gerenciado de antibioticoprofilaxia cirúrgica desde 2017, com o objetivo de garantir a administração do antibiótico mais adequado para a necessidade clínica do paciente no momento pré-cirúrgico, bem como no tempo melhor recomendado pela literatura no assunto. A meta estabelecida é de 90%, baseada em benchmarking internacional (Medical Care, 2014).
O protocolo de antibioticoprofilaxia cirúrgica do Hospital Dom Alvarenga é gerenciado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
No mês de abril de 2022 foram avaliados 132 casos de cirurgias limpas, com evidência de 15 não conformidades relacionadas ao protocolo institucional. A taxa global de adesão ao protocolo no mês de abril foi de 89%.
A taxa adesão da equipe de Anestesiologia institucional (Bionest) foi de 93%. A taxa de não conformidades evidenciadas, de equipes de Anestesiologia externa, é de 53%, com taxa de adesão ao protocolo de 71%.
Abaixo gráficos com taxa de adesão por especialidade médica e as principais não conformidades evidenciadas:
Adesão a antibioticoprofilaxia cirúrgica por especialidade (%) – Abril 2022
Não conformidades evidenciadas na Antibioticoprofilaxia – Abril 2022
O relatório completo do gerenciamento do protocolo está disponível no Sistema de Gestão da Qualidade, Docnix, e no painel de Gestão à Vista do Centro Cirúrgico.
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *