Diante do evento adverso recém investigado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Dom Alvarenga, em que se identificou insuficiência renal aguda por nefrotoxicidade com uso de supradose de aciclovir, trazemos nessa edição da Newsletter um alerta para as equipes médicas, fundamentado em levantamento de literatura, junto com a avaliação da Diretoria Técnica e dos setores de Farmácia Clínica e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Seguem abaixo as recomendações:
O Aciclovir quando utilizado para pacientes obesos deve ter um ajuste de dose relacionada ao peso ideal e não ao peso real para evitar o risco de toxocidade. Por ser uma droga hidrofílica e não totalmente ligado a proteínas plasmáticas ele se distribui principalmente nos fluidos corporais e tecidos (não-adiposos).
Ferramentas para cálculo do peso ideal, usando sexo, idade e peso real, podem ser encontradas em calculadoras específicas ou obtido através da fórmula:
Masculino: Peso ideal= 52 + (0,75 x (altura – 152,4))
Feminino: Peso ideal= 52 + (0,67 x (altura – 152,4))
Caso haja dúvidas no momento da prescrição, procure o serviço de Farmácia Clínica do Hospital, o ramal é 1764.
Ajude-nos a prevenir eventos adversos em nossa Instituição e garantir a Segurança do Paciente!
Fonte: Acyclovir sodium injection drug label information (revised April 2016); available at US National Library of Medicine. https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/drugInfo.cfm?setid=badf347b-eee-4239-9c74-966f2629255aa (Accessed on May 05, 2020)
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *