Entre os meses de fevereiro e março de 2022 o setor da Qualidade aplicou a Pesquisa de Segurança do Paciente.
Essa pesquisa foi criada, em 2004, pela instituição americana Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), com o objetivo de avaliar múltiplas dimensões da cultura de segurança do paciente.
Como resultado da participação institucional obtivemos 332 respostas, sendo 64% público feminino e 36% masculino. Dentre esses, 48% dos participantes têm entre 1 a 5 anos de atuação na Instituição e o restante estão pulverizados em outras periodicidades.
Nas 12 dimensões avaliadas obtivemos as seguintes porcentagens de favorabilidade (quanto maior melhor):
As dimensões destacadas em vermelho são os pilares de cultura de segurança com a menor porcentagem de desenvolvimento e desempenho, ou seja, com o resultado menor que 60%, sendo assim, esses pilares são os que têm oportunidade de melhoria para fortalecimento da Cultura de Segurança do Paciente em nossa Instituição.
Como plano de melhoria serão revistos e/ou implantados os seguintes processos:
1. Avaliação do dimensionamento e divulgação para as equipes sobre o atendimento, conforme legislação e número de atendimentos/ocupação;
2. Implantação de Processo de Cultura Justa e Atendimento a segunda vítima;
3. Campanhas sobre Incidentes e Segurança do Paciente;
4. Canal de comunicação para sugestões de segurança do paciente;
5. Rituais de reuniões das lideranças para divulgação das implantações de melhoria associados à segurança do paciente;
6. Revisão do protocolo de transporte e transição de cuidado e adequações necessárias.
O andamento dessas ações será divulgado nos canais internos para que todos possam acompanhar a evolução.
A Qualidade agradece a parabeniza a todos que participaram e contribuíram com a pesquisa. Esse já é o primeiro passo do compromisso Segurança do Paciente.
Responsável: Qualidade
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