Comissão de Ética de Enfermagem

Comissão de Ética de Enfermagem

Você sabe para o que serve uma Comissão de Ética de Enfermagem?

As Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) são órgãos representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem serviços de enfermagem, com funções educativas, consultivas e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem.

Quais as atribuições específicas da Comissão?

Divulgar e zelar pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional e do seu Decreto Regulamentador, do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, do Código de Processo Ético dos Profissionais de Enfermagem e da demais normatizações emanadas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem;

Identificar as ocorrências éticas na instituição de saúde onde atua;

Receber denúncias de profissionais da mesma categoria, de outras categorias profissionais, de familiares e acompanhantes ou de qualquer membro da comunidade, relativas ao exercício profissional da Enfermagem;

Encaminhar ao Coren documentação relativa a quaisquer indícios de infração ética;

Propor e participar de ações preventivas, educativas e orientadoras sobre questões éticas;

Assessorar a diretoria e o órgão de Enfermagem da instituição nas questões ligadas à ética profissional.

Quer fazer uma denúncia sigilosa ou propor alguma questão de cunho ético à Comissão de Enfermagem?

Você pode escolher as três possibilidades abaixo:

1 – Procurar um dos membros da Comissão.

2 – Enviar e-mail à Comissão (Presidente e Secretária): cee@alvarenga.org.br.

3 – Usar a urna localizada no corredor do registro de ponto, em frente à sala do Comercial.

Lembre-se, toda denúncia, sugestão e críticas, serão sigilosas, entre você e a Comissão de Ética.

ENFERMEIROS: Liliane Nunes Aires – Coordenadora da UTI ; Shaele Ferraz – Enfermeira do Trabalho – Saúde Ocupacional; Bruno de Souza Santos – Coordenador do Pronto Atendimento; Luiz Alberto Colaneri – Enfermeiro da UTI; Leticia Chaves da Silva – Enfermeira do Pronto Atendimento. TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: Ana Maria Pereira Fernandes – Unidades de Internação; Lucélia de Fatima P. Rodrigues – Unidades de Internação; Damião Moises da Silva – UTI; Andrea Fonseca G. Torres – Pronto Atendimento; Robson Batista dos Santos – Pronto Atendimento.

 O que denunciar?

Você pode denunciar qualquer ato que infrinja o Código de Ética (dos Direitos, dos Deveres e das Proibições), considerando imprudência, imperícia e negligência entre as atividades e condutas da Enfermagem. Conheça as diferenças:

Imprudência: É a conduta precipitada. Realizar atividades sem cautela e sensatez.

Imperícia: Refere-se à falta de habilidade técnica. A imperícia é verificada quando uma atividade é realizada por um profissional sem a devida qualificação e treinamento, teórica ou prática.

Negligência: É a falta de atenção, cuidado ou indiferença na execução de uma determinada tarefa, resultando em omissão do profissional de enfermagem; passividade em uma situação.

Responsável: Comissão de Ética de Enfermagem

Like
2

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like
2