Abril é o mês da Páscoa, uma festividade religiosa em que as pessoas têm o costume de dar e receber chocolate, um dos alimentos preferidos dos brasileiros. Entretanto, esse costume pode ser prejudicado no futuro. Isso porque há uma grande chance de o chocolate ficar cada vez mais escasso e, consequentemente ainda mais caro, devido às mudanças climáticas.
A poluição e o desmatamento da natureza causados pelo ser humano provocam mudanças no clima do planeta, o que acabará prejudicando a produção de diversos alimentos, entre eles, o do cacau (planta utilizada para a produção do chocolate). É estimado que vastas áreas de países africanos, como a Costa do Marfim e Gana, produtores de mais de 50% do cacau do mundo, poderão se tornar inviáveis para a produção dessa planta, se a elevação da temperatura global alcançar 2 graus Celsius, algo previsto para ocorrer em 2050.
Mas nem tudo são más notícias. Recentemente, cientistas de um órgão da ONU anunciaram um novo plano para manter a elevação da temperatura global em 1,5 graus Celsius e evitar consequências mais devastadoras das mudanças climáticas. Esse plano terá que começar imediatamente para já vermos mudanças até 2025 e exigirá um esforço gigantesco de todos: governos, empresas e pessoas.
Nesse plano, você pode fazer a sua parte tendo um consumo mais sustentável: consumindo menos produtos; preferindo uma alimentação mais saudável com menos carne vermelha e processados; trocando o carro por bicicleta ou caminhada; e no seu trabalho, desligando as luzes e computadores quando não os estiver utilizando e ligando menos o ar condicionado, preferindo ventilação e aquecimento natural.
Preservar o costume de comer chocolate poderá depender disso!
Responsável: Kauê Santos, Coord. Segurança Ocupacional e Meio Ambiente
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *