O mês de dezembro está chegando e, com ele, essa data especial que é o Natal. Chegou o momento do ano em que os lares e locais públicos recebem enfeites natalinos, as refeições ficam mais gostosas com comidas típicas da época e familiares e amigos se reúnem para celebrar.
O Natal é uma data simbólica que marca um período de reflexão espiritual, mas também de consumo excessivo. Todos os anos, a festa é marcada por desperdício de alimentos, alta geração de lixo e compra de muitos produtos de vida útil reduzida. Então, que tal repensar seus hábitos e aderir a um Natal sustentável, que priorize o consumo consciente e atitudes mais ecológicas?
Lembre-se que o valor do presente pode estar mais ligado ao seu significado do que ao preço. Portanto, opte por itens artesanais, do comércio local, educativos e que não sejam falsificados.
Não use embalagens de plástico! Utilize sacolas de pano que a outra pessoa consiga reutilizar. Caso não seja possível, opte por sacolas de papelão, tecidos, fitas de pano ou, até mesmo, nenhuma embalagem.
Evite a árvore artificial (plástico) e dê preferência a uma árvore natural, em um vaso, que pode ser plantada depois do período de festas. Opções com materiais recicláveis e galhos secos também são excelentes.
Crie sua própria decoração. Use enfeites recicláveis. Tanto aqueles feitos a partir de material reciclado quanto os que podem ser reaproveitados depois. Se precisar comprar, opte pelos itens de madeira e não use glitter.
Para preparar a ceia, dê preferência a frutas, legumes e verduras da época, comprados em feiras e de produtores locais. Diminua os pratos com carne bovina e apresente aos amigos e familiares uma receita vegetariana.
Faça uma limpeza no guarda-roupa. Doe peças e itens que você não utiliza mais. Troque livros com os amigos. Ajude uma ONG e/ou apadrinhe uma criança para tornar especial o Natal de mais pessoas.
Responsável: Kauê Santos, Coord. de Projetos de Sustentabilidade
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *