Diante da atual e preocupante situação envolvendo casos de intoxicação por bebidas alcoólicas contaminadas com metanol, informamos que o hospital já adotou medidas preventivas para garantir uma resposta ágil, segura e eficaz em eventuais atendimentos relacionados a essa condição.
Foram adquiridas ampolas de álcool etílico absoluto 10 mL, antídoto de escolha para inibir a formação de metabólitos tóxicos do metanol.
A definição da quantidade necessária foi realizada com o suporte técnico do Enf. Bruno e da Dra. Patricia, em conjunto com a equipe de Farmácia, considerando as recomendações do Manual de Intoxicações, tanto para as doses de ataque quanto de manutenção.
As ampolas adquiridas são de fabricante com indicação para uso endovenoso, conforme descrito em sua ficha técnica. As orientações sobre diluição, preparo e administração já foram inseridas no cadastro interno do item para consulta pelas equipes assistenciais.
Reforçamos que as condutas clínicas detalhadas, desde o atendimento inicial e exames indicados até a administração do antídoto, estão disponíveis na NOTA TÉCNICA Nº 01/2025 – INTOXICAÇÃO EXÓGENA POR METANOL, revisada em 02/10/2025. Solicitamos que todos os profissionais da assistência revisem atentamente esse documento.
Destacamos também a importância da conscientização e autopreservação de nossos colaboradores diante do cenário atual. Recomendamos que se evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa.
Fiquem atentos aos sinais e sintomas de intoxicação e orientem a população sempre que possível, contribuindo assim para a prevenção e segurança coletiva.
Contamos com a colaboração e o comprometimento de todos para assegurarmos a qualidade no atendimento e a proteção de nossos profissionais.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de Farmácia Clínica, Enfermagem ou a Coordenação Médica.
Responsável: Farmácia
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *