Hospital é aprovado em programa da ANEEL e recebe fundos para investir em energia sustentável

Hospital é aprovado em programa da ANEEL e recebe fundos para investir em energia sustentável

O Hospital deu um passo significativo no investimento em energia sustentável e mais uma vez se destaca no mercado. Em dezembro de 2024, a nossa instituição foi aprovada no Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que destina recursos a projetos que promovem o uso racional da energia elétrica. Com a aprovação no programa, a ENEL vai investir cerca de 3 milhões de reais no Hospital para que seja investido nessa área sustentável.

Desse valor, mais de R$2 milhões de reais serão investidos em equipamentos, que serão doados pelo PEE, e o restante do montante caberá ao Hospital se organizar para aplicar os investimentos na infraestrutura de instalações elétrica e hidráulica do sistema de aquecimento solar, ar-condicionado e outros.

Em setembro de 2025, o Hospital recebeu os primeiros equipamentos previstos nesse programa. Dentre eles, está a autoclave, que será instalada na Central de Material e Esterilização (CME). O aparelho utiliza vapor de água sob alta pressão e temperatura para esterilizar materiais, garantindo a eliminação de microrganismos, bactérias e vírus, de uma forma mais sustentável.

Outros equipamentos que o Hospital já ganhou são os painéis solares, que são fonte de energia renovável e inesgotável. Eles não emitem gases de efeito estufa, um dos responsáveis pelas mudanças climáticas, além de reduzirem a necessidade de extração de combustíveis fósseis, que são recursos finitos e prejudiciais ao planeta. O Hospital já está em fase de obras para a instalação desses equipamentos.

Ações previstas no Programa de Eficiência Energética

Dentre as ações que estão previstas para serem realizadas com o fomento da ENEL, destacam-se as seguintes:

Sistema de Iluminação: o Hospital passará por uma modernização no seu parque de iluminação, substituindo equipamentos antigos por modelos mais eficientes. Estima-se que seja economizado 33,80 MWh/ano.

Sistema de Climatização: haverá a substituição e a otimização dos equipamentos de ar-condicionado para modelos de alta eficiência. A previsão é que ocorra uma economia de 323,84 MWh/ano.

Sistema de Aquecimento de Água para Banho: o Hospital fará a retirada de 33 chuveiros elétricos e ampliará o sistema de aquecimento central. A estimativa é que haja uma economia de 46 MWh/ano.

Autoclave: o Hospital substituirá os equipamentos existentes por este modelo mais moderno e econômico. A projeção de economia é de 109,50 MWh/ano.

Sistema de Geração Fotovoltaica: haverá a instalação de uma usina no telhado do Hospital, com 222 módulos fotovoltaicos. Estima-se que a economia seja de 210 MWh/ano.

Sobre o programa

O Programa de Eficiência Energética é uma iniciativa da ANEEL que obriga as concessionárias de energia a investirem parte da sua receita em projetos que promovam o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da sociedade, visando reduzir o desperdício, otimizar o consumo, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e fomentar hábitos mais conscientes em relação à energia.

A Chamada Pública ENEL 01/2023 (CPP 001/2023), que o Hospital concorreu, foi um edital da Enel para financiar projetos de eficiência energética, viabilizado por esse programa e disponibilizou um total de R$38 milhões para iniciativas que resultem em economia de energia elétrica, tanto em iluminação pública quanto em outros setores (residencial, industrial, comercial etc.).

Entenda o que é uma chamada pública

A chamada pública funciona como um processo competitivo no qual consumidores de energia apresentam projetos de eficiência para concorrer ao financiamento da concessionária. Esses projetos são analisados e classificados de acordo com critérios técnicos, econômicos e de impacto energético, garantindo que os recursos sejam aplicados em iniciativas de maior benefício social e ambiental.

Por ser um hospital filantrópico, o projeto foi enquadrado na modalidade a fundo perdido, ou seja, sem custo para o hospital, exceto pequenas contrapartidas estruturais.

A adoção de práticas sustentáveis demonstra o compromisso do Hospital com a preservação do meio ambiente, promovendo um futuro mais verde e equilibrado para as próximas gerações.

Responsável: SSMA

Like
1

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like
1