Em 06 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física, que foi instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para incentivar a prática de atividade física e combater o sedentarismo. Para marcar a data, convidamos Luis Carlos Tokio, do Almoxarifado do Hospital Dom Alvarenga, que hoje é um dos colaboradores que são exemplos na prática de atividade física. Veja abaixo o relato dele e inspire-se para começar a praticar!
Como a paixão pela atividade física começou
Luis Carlos Tokio, 53 anos, é encarregado de suprimentos e logística no Almoxarifado e trabalha há quase 14 anos no Hospital Dom Alvarenga. Sua paixão pela atividade física começou desde cedo, quando ainda estava na escola. “Eu sempre pratiquei atividade física, desde criança, na escola. Na época, eu jogava beisebol, que pratiquei dos 9 até os 15 anos de idade”, lembra.
Mais tarde, Luis Carlos continuou se exercitando, mas com outros esportes. “Continuei depois jogando futebol, vôlei, basquete… Tudo que era relacionado à esporte eu gostava – e ainda gosto”, declara.
A descoberta do vôlei como atividade física principal
O encarregado de suprimentos já conhecia o vôlei desde a escola, mas foi no Hospital Dom Alvarenga, em uma das quadras disponíveis no terreno da instituição, que ele começou a praticar de forma efetiva.
Desde então, Luis Carlos joga vôlei três vezes por semana, há mais de 8 anos. “É o esporte que estou mais praticando, pela minha idade. Eu não estava conseguindo jogar futebol e o vôlei exige menos contato, não precisa estar correndo muito”, conta.
Para ele, praticar atividade física é mais do que uma questão de saúde, é também uma forma de garantir seu bem-estar. “O vôlei me mantém fazendo alguma atividade, pra não ficar sedentário, mas também me ajuda a relaxar, a espairecer, me ajuda em relação à saúde mental”, declara.
Benefícios para todos
Luis Carlos reforça o quanto a atividade física modificou positivamente vários fatores em sua vida, inclusive em sua família. “Todos que praticam algum esporte conseguem ver as mudanças no corpo, na mente. Mexe com tudo, até com a nossa família. Esporte é vida”, revela. As duas filhas de Luis Carlos gostam também de atividade física. A mais velha, inclusive, é formada em educação física.
Treinar e praticar esportes
Luis Carlos destaca que mesmo quem faz academia, é importante também que concilie com a prática de algum esporte. “Têm muitas pessoas que só fazem academia, mas no esporte você realiza diferentes movimentos e, se você só treina na academia, pode sentir alguma dificuldade quando for iniciar em alguma modalidade”, explica.
Para Luis Carlos, o importante é sempre praticar algo, nunca deixar o sedentarismo dominar sua vida. “Sempre fique com o corpo em movimento, porque dessa forma você vai ser mais saudável, sua saúde mental vai melhorar e seu corpo também. Pratique, não importa o que seja, pode ser uma caminhada, uma corrida, um futebol, um vôlei, até mesmo um xadrez, que é um esporte também, porque movimenta sua mente”, aconselha.
Parabéns, Luis Carlos! Você é um exemplo de força de vontade e disciplina! Continue com essa determinação!
Responsável: Saúde Ocupacional
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *