Com a chegada do verão, alguns cuidados devem ser tomados. Dentre os adoecimentos mais comuns da temporada estão a dengue, intoxicação alimentar, desidratação, conjuntivite e as doenças de pele.
A principal época de transmissão da dengue, por exemplo, é o verão. Devemos tomar cuidado redobrado com qualquer recipiente que possa acumular água, pois eles podem se tornar um lugar favorável para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Veja os sintomas mais comuns da dengue:
– Febre alta com início súbito, forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos (que pioram com o movimento); manchas e erupções na pele (semelhantes ao sarampo); extremo cansaço; e dores nos ossos e nas articulações.
Veja mais algumas doenças comuns no Verão:
1) Intoxicação alimentar: as temperaturas altas do verão são um dos principais fatores que ocasionam a intoxicação alimentar e hídrica, que pode ser causada, respectivamente, pelo consumo de comida e água contaminadas. Sintomas: diarreia, febre, náuseas e vômitos, que podem levar à desidratação.
2) Conjuntivite: é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente que reveste parte do globo ocular. Quando infecciosa, pode passar de uma pessoa para outra com facilidade, afinal a transmissão acontece pelo contato com as secreções dos olhos do infectado. Sinais e Sintomas: coceira e secreção nos olhos, pálpebras inchadas e sensação de areia ou de cisco nos olhos.
Cuidados para tomar no verão
- Hidrate-se: tome bastante água, suco, água de coco. Consuma minimamente 2 litros/dia.
- Não se esqueça do protetor solar no rosto e todos os membros expostos ao sol. Lembre-se de reforçar o uso ao longo do dia.
- Cuidado com alimentos de fácil contaminação, como maionese e aqueles gordurosos, ‘pesados’, de difícil digestão e conservação duvidosa.
- Lave as mãos frequentemente e evite colocá-las na boca, coçar os olhos.
- Lembre-se da dengue: atente-se aos locais e objetos que possam acumular água.
- Não compartilhe objetos pessoais, como toalhas e produtos de maquiagem com pessoas que estejam com conjuntivite, evite o contágio.
Responsável: Saúde Ocupacional
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *