Em 14 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Diabetes, com o objetivo de reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção.
O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de levar glicose para dentro das células e assim gerar energia para o funcionamento do organismo, participando também na transformação dos açúcares, das gorduras e na produção de proteínas.
O aumento da prevalência do diabetes está associado a diversos fatores, como rápida urbanização, transição epidemiológica, transição nutricional, maior frequência de estilo de vida sedentário, maior frequência de excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida dos indivíduos com diabetes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que glicemia elevada é o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura, superada apenas por pressão arterial aumentada e uso de tabaco.
FATORES DE RISCO
- Obesidade;
- Hereditariedade;
- Falta de atividade física regular;
- Hipertensão;
- Níveis altos de colesterol;
- Medicamentos, como os à base de cortisona;
- Estresse emocional.
SINAIS E SINTOMAS
- Aumento do apetite;
- Alterações visuais;
- Impotência sexual;
- Feridas que demoram a cicatrizar;
- Distúrbios cardíacos e renais
- Poliúria – a pessoa urina demais e, como isso a desidrata, sente muita sede.
O profissional que cuida do Diabetes é o Médico Endocrinologista. Se você está no Grupo de Risco (Fatores), não descuide. O Ambulatório do Hospital Dom Alvarenga conta com esta especialidade.
Responsável: SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente)
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *