O inverno chegou e a atenção para as doenças respiratórias deve ser redobrada. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria covid-19. Além dessas complicações, outras doenças como sinusite, rinite, crises de asma e bronquite aumentam consideravelmente nessa época.
Entenda como a transmissão acontece
A transmissão da gripe, resfriado e a covid-19 ocorre, na maioria dos casos, devido ao confinamento e permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, o que facilita a circulação de micro-organismos, principalmente de vírus respiratórios. Além disso, outra via de infecção são as mãos, que também demandam uma atenção especial.
Como se prevenir
Há algumas formas de prevenir as doenças típicas de inverno. Veja abaixo as principais:
1) Lavar as mãos: é indispensável para a prevenção da transmissão de vírus respiratórios e por doenças causadas por bactérias, fungos e outros vírus. Lave as mãos com água e sabão, movimentando e esfregando todas as partes da mão como as palmas, o dorso, o espaço entre os dedos e os punhos. Pode usar também o álcool gel.
2) Etiqueta da tosse e espirro: por meio de tosse e espirros, os vírus infecciosos são disseminados no ambiente, contaminando as pessoas. Então, ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e boca com os cotovelos ou papéis descartáveis e lave as mãos logo em seguida.
3) Uso de máscaras descartáveis: o uso de máscaras ajuda a evitar a disseminação dos vírus no ambiente.
4) Preservar sua imunidade: atualize suas vacinas contra Influenza e Covid. Agasalhe-se, consuma mais frutas, beba água e descanse.
5) Evite locais fechados e aglomerados: se puder, evite espaços sem ventilação com muitas pessoas e mantenha o distanciamento de indivíduos gripados. Abra janelas e portas para arejar os ambientes.
Cuide da sua saúde neste inverno!
Responsável: Saúde Ocupacional
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *