O Comitê de Proteção de Dados solicitou a inserção da seguinte pergunta à Pesquisa de Clima Organizacional de 2023:
“Atualmente, o Hospital Dom Alvarenga oferece Assistência Médica na instituição, para os colaboradores. Qual o seu grau de confiança, no sigilo/confiabilidade de seus dados, ao passar em atendimento na instituição?”
A questão foi adicionada ao levantamento com o objetivo de promover melhorias para que os colaboradores que utilizam os serviços do hospital confiem na proteção de seus dados, conforme preconiza a Lei.
De acordo com a pesquisa, 51,45% dos colaboradores que responderam disseram que confiam totalmente no sigilo de seus dados, ao serem atendidos na instituição. Ainda conforme a pesquisa, 34,08% disseram que confiam parcialmente no sigilo de seus dados e 14,47% não confiam.
Diante das informações coletadas, constatamos que a maioria dos colaboradores confia na proteção de seus dados. Porém, ainda há uma grande parte que não possui confiança no sigilo.
O Comitê de Proteção de Dados busca sempre melhorar a privacidade das informações pessoais, para que todo o seu quadro de colaboradores possa confiar plenamente na proteção de seus dados.
Reforçamos, ainda, que o Comitê realiza auditorias periodicamente e em situações em que há suspeitas de acesso indevido aos prontuários de colaboradores por pessoas não autorizadas. Nestes casos, sendo comprovada prática indevida, o infrator é penalizado administrativamente na instituição.
Reiteramos a importância de todos respeitarem o sigilo dos dados dos colaboradores. Como instituição, temos o compromisso de proteger as informações confidenciais de todos. De acordo com a LGPD (Lei de Proteção de Dados), Lei n° 13.709/2018, dados de saúde são considerados sensíveis e sua disseminação é passível de multa ou penalidades previstas em Lei.
Contamos com sua colaboração.
Responsável: Comitê de Proteção de Dados
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *