Nos dias 04 e 05 de abril, acontece a campanha de vacinação contra a gripe aqui no hospital para os colaboradores. As doses serão aplicadas no consultório nº5 do Ambulatório. Veja os horários abaixo:
– das 9h às 11h
– das 14h às 16h
Equipes do plantão noturno – escala das 21h e 22h – excepcionalmente para estas equipes, a vacinação será no dia 03/04 (quarta)
– das 21h às 23h
Os setores assistenciais do plantão noturno e diurno receberão visitas setoriais para a vacinação.
A vacina ficará disponível para todos os colaboradores, além da equipe médica, prestadores de serviço e parceiros do hospital.
Saiba mais sobre a Influenza
A influenza é uma infecção causada por vírus, que afeta o sistema respiratório e tende a se disseminar com mais facilidade no outono e no inverno, devido à baixa umidade, que facilita a suspensão das gotículas respiratórias, aumentando o risco de contágio.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves, podendo, inclusive, levar ao óbito. Por isso, é de fundamental importância se vacinar.
Neste ano, a composição da vacina protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Quem tomou o imunizante em 2023 também deve receber a vacina atualizada.
Veja abaixo algumas perguntas frequentes e esclareça suas dúvidas:
1) O que podemos sentir após a vacinação?
a) Manifestações locais: dor no local da injeção, eritema e enduração. Estes sintomas são as mais comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e autolimitadas geralmente resolvidas em 48 horas.
- b) Manifestações sistêmicas: são benignas e autolimitadas, como febre, mal-estar e mialgia que podem começar de 6 a 12 horas após a vacinação e persistir por um a dois dias.
2) Podemos tomar com outras vacinas ou medicamentos?
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, procedendo-se às administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.
3) Quais as precauções e contraindicações da vacina?
- a) Para pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de covid-19 (RT- PCR e TR Ag): recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
- b) Quem possui histórico de alergia a ovo e de anafilaxia grave a doses anteriores
4) Tive dengue recentemente. Posso receber a vacina?
Sim, desde que não apresente mais nenhum sintoma.
Responsável: Saúde Ocupacional
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *