Hospital atende desejo de paciente na UTI

No dia 21 de março, o hospital realizou uma ação emocionante para atender um desejo de uma paciente. Como parte da nossa política de cuidado centrado no paciente, a equipe médica multidisciplinar, com a ajuda do padre Palmiro, que atua como Capelão da instituição, levou até Sonia Terezinha, que está internada na UTI, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que veio diretamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada em Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

Sonia Terezinha ficou emocionada com o gesto, já que é uma paciente católica devota à santa e havia declarado aos profissionais da assistência sua vontade de ir até o Santuário de Aparecida. Para propiciar a ela uma experiência similar, a equipe desenvolveu esta ação. Após o término da iniciativa, o padre Palmiro disponibilizou por alguns momentos a imagem da santa na capela, para quem quisesse também fazer uma oração.

Você sabe o que é cuidado centrado no paciente?

Desde 2021, o Hospital Dom Alvarenga vem investindo cada vez mais em práticas de cuidado centrado no paciente, que são ações realizadas de acordo com as vontades e demandas de cada paciente e seus familiares, deixando a assistência mais humanizada.

Uma das iniciativas deste programa é a campanha “O que importa para você?”, um movimento mundial que visa estimular a melhora das relações entre médicos e pacientes, com base na empatia e confiança. Em alguns dos nossos leitos de UTI, por exemplo, há quadros onde os pacientes colocam o que realmente importa para eles se manterem felizes.

De acordo com o Gerente de Enfermagem Hilton Guesse, a política de cuidado centrado no paciente é de suma importância para o hospital e proporciona vários benefícios. “A melhoria da qualidade do atendimento, o aumento da satisfação do paciente e a construção de vínculos de confiança e lealdade entre familiares e equipe multidisciplinar são resultados significativos de uma abordagem centrada no paciente”, cita Guesse.

Para Hilton Guesse, esses gestos também reforçam a confiança do paciente na equipe médica, dando mais motivação no tratamento. “Essas pequenas ações transmitem a mensagem de que estamos verdadeiramente comprometidos e focados em melhorar sua experiência de tratamento, isso ajuda o paciente a confiar plenamente nos profissionais responsáveis pelo seu cuidado, o que, por sua vez, pode fortalecer sua motivação e confiança no processo de tratamento”, pontua.

Ele acrescenta que estes gestos podem, inclusive, promover impactos positivos na saúde do paciente. “Entendo que essa conexão empática e atenção aos detalhes não apenas promovem um ambiente de cuidado mais positivo, mas também podem contribuir para melhores resultados de saúde e bem-estar para o paciente”, reforça Guesse.

Atualmente, o hospital realiza diversas ações que focam no cuidado centrado no paciente, como as visitas de animais, que são realizadas em parceria com a ONG Patas Therapeutas; passeios nos jardins da instituição; visitas de líderes religiosos; matrimônios; cortes de cabelos; maquiagens; crochês; pinturas, solicitações de instalações de vídeo no quarto do paciente, entre outros.

Agradecemos a todos que colaboram com as ações de humanização e que ajudam a construir um hospital cada vez mais acolhedor aos nossos pacientes e suas famílias.

Responsável: Equipe Multidisciplinar

Like

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like