Continuando nossa série especial sobre mulheres que revolucionaram a medicina no Brasil, vamos contar hoje um pouco sobre Maria Deane, a médica que lutou para erradicar epidemias.
Quem foi Maria Deane
Maria José von Paumgartten Deane é uma das mais renomadas parasitologistas do Brasil e do mundo. Nasceu em 1916, em Belém do Pará e ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará em 1936. Ao longo de sua carreira, trabalhou para erradicar epidemias, como as de malária, leishmaniose e leptospirose.
Ela participou da criação de diversas instituições, como o Instituto de Patologia Experimental do Norte, o Instituto Evandro Chagas, o Serviço de Malária do Nordeste e o Serviço Especial de Saúde Pública.
Devido a sua experiência e pesquisas desenvolvidas, chegou a chefiar o laboratório de entomologia da Campanha de Erradicação da Malária, do Ministério da Saúde. Seu trabalho alcançou reconhecimento internacional, tendo sido chamada pelo governo venezuelano para organizar o Departamento de Parasitologia da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Carabobo, em 1976.
Em 1980, Maria Deane começou a trabalhar como chefe do departamento de Protozoologia no Instituto Oswaldo Cruz. Após seis anos, tornou-se vice-diretora da Fiocruz, uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia em saúde do mundo.
Campanha Mulheres que Inspiram
Para celebrar ainda mais a data, o Hospital Dom Alvarenga lança a campanha “Mulheres que Inspiram”, que vai sortear um voucher, que dará direito a um tratamento estético com um de nossos parceiros.
Para participar, é bem simples! Clique aqui, responda à pergunta “Qual mulher te inspira” e envie seus dados até o dia 01 de março. O resultado será divulgado no dia 07 de março.
Mulheres, participem!
Responsável: Comunicação e Marketing
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *