Em decorrência do aumento de casos de dengue na cidade de São Paulo, a CIPA iniciou uma ação em busca de focos do mosquito Aedes aegypti no Hospital Dom Alvarenga, que começou nesta segunda-feira, 05 de fevereiro.
Nas três primeiras semanas de 2024, a capital já registrou 1.792 casos de dengue, número quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Entenda como é feita a transmissão da dengue
A dengue é transmitida a humanos por meio da picada do mosquito infectado (fêmeas) Aedes aegypti. Atualmente, a forma mais comum e mais utilizada para se prevenir a doença é por meio da eliminação de criadouros do Aedes aegypti.
Mas, apesar de todos os esforços, essa estratégia tem se mostrado insuficiente para controlar a doença. Isso porque o processo de extinção do mosquito passa necessariamente pelo envolvimento de todas as pessoas que convivem em uma determinada comunidade ou ambiente.
Como prevenir a dengue
- Eliminar água parada de garrafas, pratos, copos plásticos, vasos e pneus;
- Manter calhas limpas;
- Manter saídas de água desobstruídas;
- Em casos de obras, estar atento a lonas, carrinhos de mão, betoneiras, lajes, tonéis e poços de elevadores;
- Tampar ralos;
- Repelentes: o uso é comum nas épocas quentes do ano, quando há maior número de mosquitos e, entre eles, o Aedes aegypti. Mas, além disso, é recomendável que utilizemos repelentes quando somos detectados com o vírus da dengue. Isso porque podemos nos tornar um potencial transmissor: outro mosquito pode nos picar e carregar dengue para outra pessoa;
- Através da vacinação, que logo chegará em São Paulo.
Não existe um tratamento específico para a dengue. As medidas adotadas devem visar o controle dos sintomas. Pacientes com suspeita de dengue devem buscar orientação médica logo ao surgirem os primeiros sintomas da doença.
Todos juntos contra a dengue!
Fontes:
– Organização Mundial da Saúde (OMS). Disponível em https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/dengue-and-severe-dengue.
– Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. – Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002. 20p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos, nº 176).
Responsável: CIPA
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *