No dia 27 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, com o objetivo de conscientizar e estimular as pessoas a se tornarem doadoras. Para marcar a data, algumas ações foram realizadas no Hospital Dom Alvarenga.
Confira!
Ação nas áreas assistenciais
Algumas equipes assistenciais do hospital compartilharam posts nas redes sociais, com um quadro personalizado que simulava uma publicação do Instagram, acompanhado com as hashtags #soudoadordeórgãos e #soudoador.
Cartazes informativos
Para reforçar a campanha de conscientização, foram distribuídos novos cartazes nas áreas assistenciais, como: Centro Cirúrgico, Pronto-Socorro e UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Nesses materiais, consta um QR Code que direciona para o FAQ do hospital, que é a página com as dúvidas mais comuns sobre doação de órgãos.
Live no Instagram
O Dr. Cesar Buchalla, Diretor Técnico do Hospital, fez uma live no Instagram da instituição, compartilhando informações sobre doação de órgãos. A transmissão foi gravada e pode ser vista aqui.
A doação de órgãos no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente o Brasil possui mais de 60 mil pessoas na fila de espera por um órgão. Segundo o governo, a espera maior é por um rim. Em seguida, há mais necessidade de doadores de córneas, fígado e coração.
Em 2023, já foram realizados mais de 11 mil transplantes no país. A córnea é o órgão com mais doações, seguido pelo rim e o fígado.
A campanha, realizada anualmente, busca disseminar mais informações, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema e transformar cada vez mais pessoas em doadores.
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *