Veja colaboradores que cuidam da saúde

Nos últimos dois meses, o Hospital Dom Alvarenga reforçou a campanha Prevenção na Rotina, como parte dos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, que cuidam, respectivamente, da conscientização do câncer de mama e de próstata.

No último ano, vários colaboradores receberam vouchers e, como parte da campanha, fizeram acompanhamentos de prevenção com os profissionais do hospital. Para conscientizar aqueles que ainda não foram realizar suas consultas de rotina, decidimos destacar alguns desses participantes, que adoraram os resultados dessa ação.

Confira agora os depoimentos de Adriana Perez Soares, Argemiro Sousa, Damião Moisés da Silva, Iara de Souza Pereira, Lourinete Maria da Silva e Pamela Monique da Silva Mata.

Adriana Perez Soares, 45 anos – Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas

Adriana Perez Soares trabalha há 8 anos no hospital e usou seu voucher para ir à nutricionista e já está fazendo esse acompanhamento há mais de um ano. Desde que começou seguir a reeducação alimentar e as orientações propostas pela nutricionista Evelyn, já perdeu 8 quilos.

“Eu estou gostando muito. Fez toda a diferença, quando a gente tem alguém nos acompanhando, a gente se vigia mais pra fazer o que devemos fazer. Como enfermeira por formação, eu sei o que tenho que fazer, mas quando a gente tem um especialista nos acompanhando, ele vai te passar todas as orientações, que fazem toda a diferença no nosso dia a dia.

“A Evelyn, nutricionista que me acompanha aqui, não dá broncas, ela conscientiza, e traz aquilo que você aceita, e dá resultados. Ela respeita muito nossa escolha e diz que dietas radicais não funcionam, o objetivo dela é a reeducação alimentar.”

“Em casa, mudamos a dieta, já reduzimos fast food e meu marido também me acompanha nos exercícios físicos.”

Mensagem para os colaboradores

“O profissional de saúde é o primeiro que foge. Ele acha que não precisa porque sabe se cuidar sozinho. Mas, as pessoas devem valorizar o cuidado com a saúde com especialistas, porque com certeza cada médico vai te trazer benefícios, de acordo com o que você está precisando. Então, não deixem de fazer exames preventivos e não tenham medo de fazer acompanhamento com nutricionistas, porque muitos fogem com medo que sua alimentação mude radicalmente. Mas, fiquem tranquilos, porque as nutricionistas daqui ensinam como balancear nossa alimentação, sem restrições radicais. Elas mostram como devemos nos alimentar com inteligência.”

Argemiro Sousa, 52 anos – Eletricista/Manutenção

Argemiro Sousa está há 6 anos e 6 meses no hospital.

“Eu tenho o hábito fazer check up uma vez por ano. Esse ano, eu acabei fazendo mais exames, que o Dr. Valadão, cardiologista, me pediu. Eu sempre procuro seguir as recomendações dos médicos, fazer os exames que eles pedem… São profissionais altamente qualificados, que atuam com seriedade, e eu não fico sem.”

“Eu não imaginava que eu teria problema de pressão, não sabia disso. Foi por meio do exame da esteira, neste ano, que foi constatado que minha pressão estava alterada. A partir daí ele passou medicamento. Eu atualmente tomo remédio pra pressão, não deixei de fazer atividade física.. Foi muito válido receber esse atendimento.”

“Eu fiz a princípio com o Dr. Valadão, e depois passei com o Dr. Makoto, pra tirar totalmente a dúvida se eu teria alguma complicação e, felizmente ele me deixou seguro, disse que estava tudo certo.”

Mensagem para os colaboradores

“Todos precisam se conscientizar que temos que nos cuidar agora, não podemos estender o cuidado para um ou dois anos, talvez não se tenha tanto tempo mais para uma recuperação, se houver algo. Eu acho primordial cuidar da saúde, uma vez que temos todo o aparato aqui no hospital pra fazer qualquer tipo de exame, check up, todos têm que procurar se cuidar. Foi através desses exames de rotina, por exemplo, que foi detectada a pressão alta, que eu nem sabia que tinha.”

Damião Moisés da Silva, 52 anos – Técnico de Enfermagem/UTI

Damião Moisés da Silva está há mais de 2 anos no hospital.

“Usei o voucher para ir ao urologista, devido à idade e por precaução. Desde os 40 anos que venho acompanhando. Passei por um procedimento cirúrgico e me deram o voucher pra retornar ao urologista, com o Dr Makoto.”

“Independentemente de qualquer outra coisa, a saúde é muito importante e pra gente que passa dos 50 anos, precisamos ficar atento aos cuidados, aos riscos, ao câncer de próstata que pode acometer todos os homens.”

Mensagem para os colaboradores

“Diante do tabu que os homens têm, que não devemos levar isso em consideração. Tanto o homem quanto a mulher têm o dever de buscar conhecimento, e isso não é constrangedor. Pensem no seu bem-estar, no corpo. Nós, homens, também temos nossas fragilidades e nada melhor do que o acompanhamento com um especialista. Não tenham timidez e deixem a saúde em primeiro lugar.”

Iara de Souza Pereira, 42 anos – Auxiliar de Higiene

Iara de Souza Pereira trabalha há 4 anos no hospital. Usou o voucher para se consultar com a nutricionista Evelyn e desde que começou o acompanhamento com ela, há aproximadamente 4 meses, emagreceu mais de 6 quilos e vem percebendo muitas mudanças positivas em sua rotina.

“Melhorei bastante em relação a doenças. Vivia gripada, agora não fico mais. Sentia muita dor no peito quando eu andava. Agora ando normalmente. Até pra abaixar e levantar, era muito difícil pra mim, e agora melhorou muito.

“Retornei com meu médico, e ele disse que meus exames estavam ótimos, normalizados. Eu Estou seguindo a dieta e fazendo exercícios.”

Mensagem para os colaboradores

“Eu acho que a saúde é muito importante, a gente trabalha melhor. Todos devem dar atenção à alimentação, à saúde, ao que se come, em fazer exercícios sempre que possível, beber água…”

Lourinete Maria da Silva, 40 anos – Segurança Patrimonial

Lourinete Maria da Silva trabalha há 13 anos no hospital e decidiu usar seu voucher para passar no ginecologista e aproveitou para se consultar também com outros especialistas, como o endócrino, a nutricionista e a dermatologista.

Na época, fez um hemograma, que acusou falta de ferro. Lourinete revela que não tinha sintomas da ausência do mineral. “Eu não tinha fraqueza, nem sono. Se os exames não tivessem acusado a falta, eu não ficaria sabendo”. A deficiência de ferro, com o tempo, poderia causar complicações, como anemia, por exemplo. Agora, ela está seguindo o tratamento indicado, que incluiu vitaminas. “A nutricionista também me receitou uma vitamina, tomei durante uns 3 meses e senti diferença”.

Mensagem para os colaboradores

“Todos têm que passar com os médicos e aproveitar que trabalham em um hospital que oferece todas as especialidades que necessitamos. Só tenho a agradecer à instituição. A nossa saúde é hoje e não amanhã. Temos que ficar atentos”.

Pamela Monique da Silva Mata, 30 anos – Assistente / Relacionamento Médico

Pamela Monique da Silva Mata trabalha há aproximadamente 2 anos e meio no hospital. Usou o voucher da saúde da mulher e também foi à nutricionista.

“É importante a gente se cuidar, não esperar estar numa situação mais grave pra ter esse autocuidado. O que eu mais gostei da nutricionista, é que ela tentou se adequar ao meu dia a dia. Então, não foi uma dieta maçante, foi fácil de seguir.”

Sobre o ginecologista, Pamela também gostou muito do acompanhamento. “Acho o Dr. Carlos incrível como profissional e pessoa, ele me escutou, tirou minhas dúvidas.”

Mensagem para os colaboradores

“A gente tem um mês pra campanha, mas temos que nos amar todos os dias, notar diferenças, não deixar pra depois, porque na correria do dia a dia, a gente costuma deixar pra depois, e é nossa saúde, é muito importante. Temos que ter esse autocuidado, amor próprio”.

Veja, em números, como nossa campanha vem surtindo efeito:

Use seu voucher e cuide da sua saúde!

Responsável: Saúde Ocupacional

Like
1

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like
1