Outubro Prateado: veja como está sendo!

Este mês, ocorre a campanha Outubro Prateado, no Hospital Dom Alvarenga, com o objetivo de conscientizar a todos sobre o cuidado com pessoas idosas. A ação foi organizada pelo Comitê Hospital Amigo do Idoso.

Nesta edição, foi lançada a Cartilha de Atenção ao Idoso, um material com diversas informações sobre a saúde da população idosa.

Sobre a Cartilha 

Na abertura do evento, a equipe multidisciplinar do hospital deu mais informações sobre a cartilha. “Pensamos em um material com apelo mais visual e que fosse bem dinâmico, que trouxesse conteúdos que orientassem sobre os cuidados com os idosos, tanto em suas residências, como também durante o período de internação. A cartilha é voltada não só para os cuidadores, mas para a própria pessoa idosa, que pode se beneficiar dos conteúdos que são apresentados”, explica a psicóloga Mayra Ribeiro.

Cuidados com a mente da pessoa idosa

Mayra Ribeiro explicou, ainda, sobre os tópicos relacionados à psicologia. “Selecionei como termo principal o Delirium e os sintomas ansiosos e depressivos. A gente sabe que o Delirium é bastante comum na população idosa e que gera muita angústia para a família, sobre o manejo, então decidi abordar este tema”.

“Em relação à saúde mental, muitos tratam disso pensando no jovem e no adulto, mas esquecem que a população idosa também adoece e precisa de tratamento. Precisamos diferenciar uma demência de um quadro de depressão. Então, eu pontuei na cartilha alguns sinais, explicando sobre a depressão, ansiedade e os principais sintomas de alerta, e como buscar ajuda”, destaca Mayra Ribeiro.

Atenção aos remédios

O farmacêutico Jonathan Manuel explicou sobre a polifarmácia, tema que também é abordado na cartilha. “Geralmente, os pacientes idosos usam de cinco a mais drogas, porque são acometidos por hipertensão, diabetes etc. Dessa forma, há muitos medicamentos que interagem uns com os outros, que têm locais específicos para administração. Também há pacientes que têm DPOC’S (doença pulmonar obstrutiva crônica) e a gente precisa orientá-los sobre como usar o equipamento de inalação”, destaca.

O farmacêutico também citou sobre a importância de saber administrar os medicamentos. “Muitas vezes, quando o paciente não tem resposta ao tratamento, as vezes não é nem porque o remédio não está fazendo o efeito desejado, mas, sim, a forma como está sendo consumido pelo idoso. A falta de orientação causa bastante perda da eficácia terapêutica”, ressalta.

Alimentação adequada

Já a nutricionista Evelyn Teixeira destacou que a cartilha contém orientações dos tipos de alimentos que a pessoa idosa deve consumir em sua rotina. “Colocamos informações sobre alimentação saudável para o dia a dia. Recomendamos vitaminas, minerais e para ter bastante atenção com proteínas, porque conforme envelhecemos, vamos tendo uma perda da massa muscular. Além disso, há informações para a prevenção da broncoaspiração, porque quando ficamos mais velhos, nosso corpo vai enfraquecendo, aumentando o risco de desenvolver uma disfagia e precisar de uma alimentação modificada”, detalha.

Casa adaptada, cuidados com a pele e legislação

Na cartilha, também há orientações sobre adaptações que o idoso precisa ter em sua residência, para evitar riscos de queimaduras, acidentes e quedas em geral. O material dá dicas do que precisa ser feito para que o idoso fique seguro no seu lar.

A cartilha também orienta sobre os cuidados que a pessoa idosa precisa ter em relação à pele, que é mais fina e frágil, acarretando mais atenção.

Kelly Alves, gerente da Qualidade e membro do Comitê Hospital Amigo do Idoso, acrescenta que o material também traz informações sobre a prática de atividade física e legislação. “Colocamos exemplos de exercícios simples, que as pessoas idosas podem realizar dentro de suas próprias residências. Além disso, tem também atualizações do Estatuto do Idoso”, informa.

A cartilha está disponível no Docnix e em nosso site institucional. Clique aqui para fazer o download.

Programação da semana especial

Entre os dias 02 e 06 de outubro, aconteceu a semana especial, com debates e palestras. No primeiro dia teve uma roda de discussão sobre as dificuldades que a pessoa idosa enfrenta no mercado de trabalho. O bate-papo exibiu cenas do filme “O Senhor Estagiário”, que ajudaram a complementar o debate.

Na quarta-feira (04), o diretor clínico e geriatra do Hospital Dom Alvarenga, o Dr. Renato Ngan Pazini, lançou oficialmente a Cartilha de Atenção a Idoso, nas redes sociais da instituição.

Na quinta-feira (05), e sexta-feira (06), a advogada e gerontóloga Kathya Romero explicou sobre violência contra o idoso, com informações e orientações sobre o tema.

Durante a semana, o Dr. Cesar Buchalla, diretor técnico do hospital Dom Alvarenga, divulgou também mais informações sobre o Conselho Consultivo do Paciente, que é bem importante para dar ainda mais segurança à população idosa na instituição.

Houve também dinâmicas nas áreas assistenciais, com perguntas para os profissionais sobre a Cartilha de Atenção ao Idoso, com a distribuição de brindes.

Homenagem aos colaboradores idosos

Para deixar a campanha ainda mais especial o Hospital Dom Alvarenga realizou uma singela homenagem aos colaboradores idosos. Confira aqui e prestigie nosso time sênior de estrelas!

Webinar sobre cuidados e suporte ao idoso

E ainda tem mais! No dia 31 de outubro, o Dr. Cesar Buchalla e a psicóloga Mayra Ribeiro vão realizar um webinar online sobre o manejo de cuidados paliativos e senilidade no cenário da Terapia Intensiva, voltado para as equipes assistenciais e gestores. O evento tem o objetivo de promover a padronização e o fortalecimento das práticas centradas na pessoa idosa e nos devidos cuidados paliativos a esse público.

Em breve, enviaremos o link de acesso. Fiquem ligados!

Agradecemos a participação de todos nesta campanha super especial!

Responsável: Comitê Hospital Amigo do Idoso

Like
1

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *

Like
1