No dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, com o objetivo de estimular pessoas a doarem mais, caso possam. Para marcar a data, algumas ações foram realizadas pela (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT) do Hospital Dom Alvarenga. Veja quais!
Ação nas áreas assistenciais
Durante o dia 27 de setembro, algumas equipes assistenciais da instituição compartilharam posts nas redes sociais, com um objeto personalizado que simulava uma publicação do Instagram, acompanhado com as hashtags #soudoadordeórgãos e #soudoador.
Cartazes novos
Para reforçar a campanha de conscientização, foram distribuídos novos cartazes nas áreas assistenciais, como: Centro Cirúrgico, Pronto-Socorro e UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Nesses materiais, consta um QR Code que direciona para o FAQ do hospital, que é a página com as dúvidas mais comuns sobre doação de órgãos.
Live no Instagram
No mesmo dia, o Dr. Cesar Buchalla, Diretor Técnico do Hospital Dom Alvarenga, fez uma live no Instagram da instituição, compartilhando informações sobre doação de órgãos. A transmissão foi gravada e pode ser vista aqui.
Doação de órgãos no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente o Brasil possui mais de 60 mil pessoas na fila de espera por um órgão. Segundo o governo, a espera maior é por um rim. Em seguida, há mais necessidade de doadores de córneas, fígado e coração.
Em 2023, já foram realizados mais de 11 mil transplantes no país. A córnea é o órgão com mais doações, seguido pelo rim e o fígado.
A campanha busca disseminar mais informações, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema e transformar cada vez mais pessoas em doadores.
O Ministério da Saúde recomenda que, caso você tenha interesse em doar seus órgãos, converse com familiares e autorize por escrito a doação de órgãos e tecidos.
Responsável: Comunicação & Marketing
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *