Entre os dias 18 e 22 de setembro, aconteceu a Semana de Segurança do Paciente, no Hospital Dom Alvarenga, com a participação de vários especialistas e profissionais da saúde da instituição.
Neste ano, o evento teve como tema principal “O engajamento dos pacientes para a segurança do paciente”. Os palestrantes compartilharam seus conhecimentos, práticas e experiências sobre o tema para os colaboradores presentes.
Confira como foi a Semana
O primeiro dia foi aberto pelo Dr. Cesar Buchalla, Diretor Técnico do Hospital Dom Alvarenga, que falou sobre a formação de um conselho consultivo, como estratégia para engajamento do paciente e família na segurança assistencial.
No mesmo dia, Thais Lidiane, Especialista em Gestão da Qualidade e Avaliadora Líder ONA (Organização Nacional de Acreditação), palestrou sobre as contribuições da Acreditação ONA, para amadurecimento da cultura de segurança na instituição. O evento foi online, com transmissão ao vivo no auditório Maria Carmelita.
No segundo dia, Camila Lorenz, Especialista em Ciência da Melhoria e em Experiência do Paciente, abordou sobre experiência do paciente e os benefícios para a segurança do cuidado, com cases de outros hospitais que emocionaram a todos.
No terceiro dia, o Dr. Guilherme Baldivia, neurologista e médico do corpo clínico no Hospital Dom Alvarenga, palestrou sobre o engajamento dos pacientes e da família na identificação e nas tratativas de AVC (acidente vascular cerebral). A palestra foi bem didática e contou com a interação da plateia, para exemplificar os sintomas da complicação.
Ainda no quarto dia, Fernando Forster, Presidente da Colih (Comissão de Ligação com Hospitais), explicou sobre como é feito o tratamento médico de Testemunhas de Jeová. Os membros dessa religião têm restrições em relação a alguns tipos de cuidados, como transfusão de sangue, por exemplo. Ele falou sobre como é possível cuidar destes pacientes, respeitando suas crenças e ainda preservando a saúde deles.
No quinto dia da Semana de Segurança do Paciente, houve uma roda de discussão com a equipe multidisciplinar do Hospital Dom Alvarenga. No bate-papo, representantes de categorias profissionais diversas compartilharam suas experiências e dicas sobre como acreditam que os pacientes podem ser engajados na segurança do seu cuidado.
Ao longo da semana, ainda ocorreu uma dinâmica voltada para as áreas assistenciais, com perguntas sobre segurança do paciente.
Conclusão e projetos de destaque
No último dia do evento, a gestora da Qualidade, Kelly Alves, compartilhou um resumo da Semana e divulgou quais foram os projetos de destaque que serão implantados no hospital.
Entre eles, se destacou o trabalho sugerido pela Bruna Amin, Carolina Bossolan e Evelyn Teixeira. A ideia da equipe é oferecer ao paciente as informações para sua segurança dentro do hospital em um único local, que poderia ser um tablet, de uma forma mais dinâmica, sem folders em excesso. Elas acreditam que, dessa forma, o paciente se sentirá mais engajado e absorverá melhor as dicas de segurança.
Outro projeto de destaque foi sugerido pelas enfermeiras Ana Paula e Sandra Gomes, que desenvolveram uma música para prevenção de quedas dentro do hospital e que será utilizado em processo educacional para os profissionais. A canção contou com a participação da recepcionista Viviane Mariele.
“O setor da Qualidade promove o evento para motivar as pessoas a trazer um princípio básico de um juramento ético, que é tratar os pacientes com dignidade e segurança. Então, pra gente, trazer isso de uma forma mais lúdica e poder contribuir de uma forma diferente, é um prazer. Esperamos que todos tenham gostado e que cada vez mais nossa instituição tenha o fortalecimento da Cultura de Segurança do Paciente”, declara a gestora da Qualidade, Kelly Alves, responsável pela organização do evento.
No dia de fechamento do evento, houve ainda um café especial, que foi oferecido em diversos turnos, para contemplar várias equipes.
Envio de trabalhos
Os interessados em enviar projetos de melhoria com o tema “Como engajar ainda mais o paciente e família na segurança relacionado às 6 metas internacionais” ainda podem contribuir. É só enviar seu projeto para o segurancapaciente@alvarenga.org.br até 30 de setembro. Veja mais detalhes aqui.
Agradecemos a participação de todos em um mais um evento de sucesso realizado no Hospital Dom Alvarenga!
Responsável: Qualidade
Deixe um comentário
Seu e-mail não será publicado. Preencha os campos marcados com *