A cada ano, milhares de pessoas em todo o mundo são afetadas pela Sepse, uma condição médica grave que pode ser fatal se não for tratada a tempo. No Dia Mundial da Sepse – 13 de setembro, unimo-nos à comunidade global de saúde para conscientizar, prevenir e salvar vidas.
Por que a Sepse merece nossa atenção?
De acordo com dados do Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS), a Sepse é uma das principais causas de morte no mundo, afetando milhões de pessoas anualmente. No entanto, com o conhecimento adequado, ações proativas e a adesão a protocolos eficazes podemos fazer a diferença.
Como vocês, profissionais do Hospital Dom Alvarenga, podem ajudar?
Educação e Conscientização: O conhecimento é a chave. Estejam atualizados sobre os sinais e sintomas da Sepse e compartilhem esse conhecimento com colegas, pacientes e suas famílias.
Adesão ao Protocolo de Sepse (PROT.SCIH.0005): A identificação precoce dos sinais e sintomas da Sepse é fundamental para combatê-la. O acionamento imediato do protocolo de Sepse é de vital importância na recuperação do paciente. O Protocolo de Sepse do Hospital Dom Alvarenga, está disponível no sistema Docnix.
Higiene e Prevenção: Mantenham rigorosos padrões de higiene, em conformidade com o protocolo, especialmente a lavagem das mãos, para reduzir o risco de infecções que podem levar à Sepse.
Vigilância Contínua: Estejam atentos aos pacientes de alto risco, como idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos e monitorem cuidadosamente seus sinais vitais, usando as diretrizes do protocolo. A identificação precoce é fundamental.
Comunicação Eficiente: Mantenham uma comunicação eficaz entre as equipes de saúde para agir rapidamente quando suspeitarem de Sepse.
Promoção da Conscientização: Participem ativamente na promoção da conscientização sobre a Sepse, não apenas durante o Dia Mundial da Sepse, mas durante todo o ano.
ATENÇÃO! Nos dias 25 e 26 de setembro, a equipe do SCIH realizará ações interativas nos setores assistenciais. Participe e mantenha-se atualizado(a)!
Confira abaixo o reforço da campanha Pense: “Pode ser Sepse”, do ILAS:
Juntos, podemos salvar vidas!
Ao abraçar esta campanha de prevenção à Sepse, vocês estão desempenhando um papel vital na proteção de nossos pacientes. O Hospital Dom Alvarenga está comprometido em fornecer o melhor atendimento possível, e a prevenção da Sepse é parte integrante desse compromisso.
Lembrem-se de que aderir ao protocolo é uma forma tangível de demonstrar nosso compromisso com a segurança de nossos pacientes. Informar, prevenir e cuidar são nossos valores essenciais nessa batalha. Unidos, somos uma força imparável contra a sepse.
Agradecemos por seu contínuo compromisso em cuidar da saúde e do bem-estar de nossos pacientes.
“Informar, Prevenir e Salvar Vidas!”
Hospital Dom Alvarenga – Juntos na Luta Contra a Sepse
Responsável: SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
1 Comentário
Damião Moisés
setembro 19, 2023, 07:11Um tema muito importante não só pra o paciente mas principalmente para nós profissional da saúde a conscientização é sempre fundamental. Parabéns.
RESPONDER